3º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado

  Turismo


Catedral de São Carlos

Localizada no marco zero do Município, o prédio atual começou a ser construído em 1949. Com uma cúpula de 70 metros de altura, é uma réplica da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Avenida São Carlos, (16) 3371-2277.

 

Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC

Localizado em edifício prédio de 1902, seu objetivo é promover a integração entre os diversos níveis de ensino; dispõe de biblioteca, experimentoteca, laboratórios, salas de vídeo e monitores especializados. Rua 9 de Julho, 1227. (16) 3373-9772.

 


CDA - Centro de Divulgacão Astronomica

O Setor de Astronomia do CDCC foi inaugurado no dia 10 de abril de 1986 - ano da passagem do Cometa Halley. Essa facilidade astronômica é mais conhecida na cidade como OBSERVATÓRIO. A sua atividade principal consiste em divulgar a Astronomia à Comunidade e corresponde a uma ampliação das atividades do CDCC em Biologia, Computação, Física, Matemática e Química.
Universidade de São Paulo (USP) - Campus de São Carlos - SP - Área I. Av Trabalhador Sao Carlense, 400.
Tel.: (0-xx-16) 3373-9191


Mercado Municipal Antônio Massei

Construído em 1903 e reinaugurado em 1968, foi o primeiro ponto comercial da região. Avenida Alfredo Maffei, 2542. (16) 3374-4264.

 

Fazenda Pinhal

Conjunto arquitetônico iniciado no final do ciclo açucareiro paulista, com o seu apogeu no ciclo do café, a Fazenda Pinhal foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional por abrigar um importante acervo e ser uma referência da época áurea do café. Seu principal proprietário foi Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, que exerceu grande influência política e econômica a partir do início do século XIX. O Conde do Pinhal e outro fazendeiro, Jesuíno Soares de Arruda, foram os principais responsáveis pela fundação de São Carlos, em 1857. Rodovia SP 215, em seguida SPV 149, sentido Represa do Lobo de Itirapina, km 4,5 (16) 3377-9191 - www.casadopinhal.com.br

 

Fazenda Santa Maria do Monjolinho

A Fazenda Santa Maria conta como o café fez a riqueza do Brasil. A família Leite de Camargo foi a primeira proprietária da fazenda e, em 1886, iniciou a construção de um grande sobrado para impressionar o imperador D. Pedro II, que esteve em São Carlos para inaugurar a ferrovia. No início do século XIX, a família Malta Campos adquiriu a propriedade e a conserva até hoje. O sobrado abriga um Museu, o terreiro, a tulha, a senzala e a capela, que podem ser visitados. Nas dependências da antiga estação de trem da fazenda funciona um restaurante rural. Estrada municipal Cônego Washington José Pêra (16) 3371-1059 / 3307-7756 - www.santamariadomonjolinho.com.br

 


MUSEUS

Museu São Carlos

O museu possui em seu acervo uma pinacoteca, documentos, fotografias e objetos que contam a história da cidade. Localizado na antiga Estação Ferroviária, que foi inaugurada em 1884 e reformada em 1908, quando as fachadas receberam a forma atual. Praça Antonio Prado, s/nº (16) 3373-2708

Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino

Foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologias e arte. Funciona no subsolo da Praça Coronel Salles. Rua Major José Inácio, s/n (16) 3307-6903

Espaço Cultural Acervo “Antonio Ibaixe”

Exposição permanente "A Divina Comédia: Dalí rumo ao paraíso de Dante", com 100 gravuras do pintor espanhol Salvador Dalí doadas ao município. Rua Major José Inácio, 2048 (16) 3362-1000

 

 


ATRATIVO NATURAL

Parque Ecológico "Dr. Antônio Teixeira Vianna".

Possui cerca de 700 animais, de mais de 106 espécies, várias em extinção. Conseguiu a reprodução do Mico Leão Dourado e do Urso de Óculos. Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2(16) 3361-4456

 


TURISMO REGIONAL

 

Analândia (49 km de São Carlos)

Cachoeiras para banho e prática de rapel, grutas e águas consideradas medicinais. Turismo de aventura, arvorismo, boia-cross e escalada no Morro do Cuscuzeiro.

 

Brotas (71 km de São Carlos)

A cidade é uma das mais conhecidas no Brasil pelo turismo de aventura. Várias cachoeiras com destaque para os passeios de canyoning, quadriciclo, rafting, tirolesas, voo de ultraleve.

 

Itirapina (40 km de São Carlos)

O pequeno município com cerca de 16 mil habitantes reúne belezas naturais que valem ser visitadas. São cachoeiras com até 100 metros de altura, cavernas de arenito, serras e morros.

 

Águas de São Pedro (106 km de São Carlos)

Reconhecido como estância hidromineral, a principal atração turística são águas medicinais. Águas de São Pedro é o menor município paulista, com 5,54 km² de território, e conta com uma boa estrutura para receber visitantes.

 

Pirassununga (80 km de São Carlos)

Há dois principais atrativos na cidade. A Academia da Força Aérea, que pode ser visitada e o distrito de Cachoeira de Emas, que reúne diversos restaurantes especializados na culinária com peixe às margens do rio Mojiguaçu.

 

Tambaú (95 km de São Carlos)

O turismo religioso atrai visitantes para o município onde viveu o padre Donizetti, cujas ações em vida estão em processo de beatificação. A casa onde o padre morou, hoje um museu, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida são os locais mais procurados pelos fiéis.

 

Bueno de Andrada (60 km de São Carlos)

Bueno de Andrada é um distrito da cidade de Araraquara que ficou famoso pela coxinha produzida há 80 anos por uma mercearia localizada em frente à igreja e a uma praça bem preservadas.